Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência.
Servidores da DF Legal recebem treinamento para utilização do PGRS Digital
Servidores da DF Legal recebem treinamento para utilização do PGRS Digital
Servidores da Subsecretaria de Fiscalização de Resíduos Sólidos (Sufir) da Secretaria DF Legal participaram, nesta quinta-feira (14), de um treinamento voltado para a aplicação e fiscalização dos Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) por meio da nova Plataforma PGRS Digital. O evento ocorreu no mesmo dia em que o Decreto nº 46.520/2024 foi publicado no Diário Oficial.
Ministrada pelo Instituto Gestão Brasil (IGB), responsável pelo desenvolvimento da plataforma, a palestra destacou a relevância da exigência dos PGRS e enfatizou que a implementação é essencial para garantir a sustentabilidade ambiental e a responsabilidade social das empresas.
Servidores da DF Legal recebem treinamento para utilização do PGRS Digital | Foto: Divulgação/DF Legal
Entre os benefícios apontados estão a redução do impacto ambiental, a melhoria na gestão de resíduos e a promoção de práticas mais limpas e eficientes, contribuindo para um futuro mais verde e sustentável.
Complementando essa perspectiva, o Coordenador de Fiscalização da Sufir, Edmilson da Cruz, ressaltou a importância da plataforma para a gestão pública. “Ela não só facilita o acompanhamento e a avaliação das ações de gerenciamento de resíduos pelas empresas, mas também promove uma maior integração e colaboração entre os diversos atores envolvidos”, comentou.
O novo decreto
A partir de agora, todas as grandes empresas e geradores de resíduos serão obrigados a registrar eletronicamente seus Planos de Gerenciamento de Resíduos (PGRS), fornecendo detalhes sobre os tipos de materiais gerados, a quantidade, o transporte e o destino final desses resíduos. A interface vai permitir que o GDF monitore o cumprimento dessas obrigações de forma eficaz e transparente.
O Sistema PGRS Digital integra todos os envolvidos na gestão de resíduos sólidos: a administração pública, as empresas e os profissionais do setor, como associações de catadores de recicláveis, por exemplo. Com o serviço, será possível identificar com precisão os tipos de resíduos gerados, quem são os responsáveis pela sua produção (os geradores), os transportadores e os destinos finais dos materiais. Ele também colabora com ações de logística reversa, que promovem a reintegração de materiais ao ciclo produtivo, além de garantir que os resíduos sejam descartados de maneira adequada e sem impacto ambiental.
Fonte e produção: https://www.dflegal.df.gov.br/servidores-da-df-legal-recebem-treinamento-para-utilizacao-do-pgrs-digital/
Deixe seu comentário!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo